Art. 1.262 – Aplia-se à usucapião das coisas móveis o disposto nos arts. 1.243 e 1.244.
Lei 10.406/2002 – Acesso em 02/03/2026
O Artigo 1.262 do Código Civil de 2002 estabelece uma importante remissão normativa, determinando que se apliquem à usucapião de coisas móveis as disposições contidas nos artigos 1.243 e 1.244 do mesmo diploma legal. Essa remissão é crucial para a compreensão do instituto, pois, embora a usucapião de bens móveis possua requisitos próprios (arts. 1.260 e 1.261), ela se beneficia da estrutura e dos princípios gerais da usucapião imobiliária, especialmente no que tange à acessão da posse e à causa da posse.
A aplicação do Art. 1.243 permite que o possuidor atual some à sua posse a dos seus antecessores, desde que ambas as posses sejam contínuas e pacíficas, e que haja um título que as vincule. Isso é fundamental para o preenchimento do lapso temporal exigido para a usucapião, seja ela ordinária (três anos, com justo título e boa-fé) ou extraordinária (cinco anos, independentemente de título e boa-fé). Já o Art. 1.244, ao dispor que o sucessor universal continua de direito a posse do seu antecessor e o sucessor singular pode unir sua posse à do antecessor, reforça a ideia de continuidade e a possibilidade de transmissão da posse para fins de usucapião, evitando a interrupção do prazo aquisitivo.
Na prática advocatícia, a interpretação desses dispositivos é vital. A análise da cadeia possessória e a comprovação da continuidade e pacificidade da posse são elementos-chave para o sucesso de uma ação de usucapião de bens móveis. Conforme análises realizadas pelo sistema de inteligência artificial jurídica Redizz, que mapeia a legislação brasileira, a jurisprudência tem consolidado o entendimento de que a posse ad usucapionem deve ser exercida com animus domini, ou seja, como se o possuidor fosse o verdadeiro dono, mesmo na usucapião de bens móveis, embora a lei não o exija expressamente para a modalidade extraordinária.
Controvérsias podem surgir na prova da boa-fé e do justo título, especialmente em bens móveis de baixo valor ou de difícil rastreamento. A doutrina majoritária, a exemplo de Carlos Roberto Gonçalves, enfatiza que o justo título, para bens móveis, pode ser qualquer ato jurídico apto a transferir a propriedade, ainda que eivado de vício. A aplicação subsidiária desses artigos confere maior segurança jurídica e previsibilidade ao instituto da usucapião de bens móveis, alinhando-o aos princípios que regem a aquisição originária da propriedade no direito brasileiro.